Criar um Site Grátis Fantástico

                                                                   



Total de visitas: 6982
Características
Características

     

  Lembre-se que uma boa dieta e manejo adequado é o certificado de saúde do seu mascote, mantenha sempre por perto as informações abaixo:                             

           


Reprodução:

            O Caviário Cuí-Tuí possui um manejo simples, porém seguido à risca.

         Possuímos baias especificas para cada etapa do plantel, vamos nos ater a baia de reprodução. A partir da medida em m2/animal, formamos a baia, essa medida encontra-se no tópico “Habitat” à esquerda.

 

 

 

ETAPA 1: Nossa baia de reprodução (Baia 2), é estimada para 11 animais (10 matrizes e 1 reprodutor). Os Porquinhos da Índia Angorá são colocados na baia juntos, e conforme a certificação de prenhez da matriz, fazemos a mudança da matriz da baia de reprodução (Baia 2) para a baia de maternidade (Baia 3).

 

 

 

ETAPA 2: As matrizes permanecem nessa baia até o desmame dos filhotes1, sendo relocadas para baia de descanso/convívio (Baia 4). As fêmeas filhotes podem ir também para baia de descanso, porém aconselhamos a divisória, pois as matrizes precisam descansar para o próximo ciclo de reprodução (Este período é aleatório,  estimamos conforme o estado físico da Matriz).

 

Filhote1: Segundo os autores John E. Harknes e Joseph E. Wagner no livro Biologia e Clínica de Coelhos e Roedores “Os recém-nascidos são precoces (pelagem completa, olhos abertos, dentição presente) e pesam entre 60 e 100g. Iniciam o consumo de alimentos sólidos em poucos dias.” Os filhotes que nascem pesando 50g a 60g correm risco de morte, o Caviário Cuí-Tuí temos o cuidado de pesa-los após as 24h de nascidos, quando verificamos pesagem inferior a 60g os filhotes recebem amamentação descrita no tópico “Alimentação” no sub-tópico “Filhotes”.

 

 

 

ETAPA 3: os filhotes machos vão juntos para Baia 5, sem ter mais contato com as fêmeas até que sejam selecionados para reprodução ou venda. Caso mantenha os machos juntos com a presença de fêmeas, poderá ocorrer brigas.

 

 

 

CONCLUSÃO: Ao fim do manejo reprodutivo, o reprodutor voltará para sua baia individual, as matrizes/filhotes fêmeas estarão na Baia 4 e os filhotes machos na Baia 5. Aconselho fazer o vazio sanitário da baia de reprodução, ou seja, desinfetar e manter no mínimo 7 dias sem animais, isto evitará a perpetuação do ciclo de alguns ectoparasitas.

 

         Abaixo esclarecemos alguns aspectos e períodos a serem seguidos: